1. Home
  2. Fórum
  3. Geral
  4. Mais um peça



Mais um peça

03/11/2017 19:19:27
O FGV divulga mensalmente seu leading indicator pra economia (azul)(IACE) e seu coincident indicator (vermelho escuro)(ICCE)..

Um foi desenvolvido pra tentar antecipar os ciclos econômicos, via coleta de algumas series financeiras (IBOV e curva de juros), indices de expectativas e termos de troca; outro, foi desenvolvido pra acompanhar os ciclos econômicos, via coleta de dados de produção, consumo de energia elétrica, papel ondulado ..(nota: perceba que bolsa tenta antecipar os ciclos, então, os dados de produção, vendas, consumo de energia e papel ondulado são indicadores atrasados em relação a bolsa, não fazendo sentido acompanha-los para tirar conclusões sobre direções da bolsa)

Se tivesse os dados das duas series (IACE e ICCE) seria mais facil para ver o tamanho da diferença entre a realidade e a expectativa que estamos agora, mas visualizando o histórico dos 2 indicadores, observa o mesmo comportamento no término da recessão em 1999. Com fundo e aceleração do IACE no 3T/1998 e aceleração do ICCE só em 1T/2000.

Assim como atualmente, fundo e aceleração do IACE em 1T/2016 e até agora não vemos uma aceleração consistente da economia..
A expectativa é que a aceleração no indicador real da economia venha em 2018, pode não vir, ou vir um pouco, por culpa de eleições ou crise externa.

Somando com aquele post anterior( Oceans14 - Analisando o passado de 3 décadas )noves fora, nada. :)


#acoes #economia
Imagem
Expandir   Gostei
 2
   Não gostei
 0
Malandro
03/11/2017
19:38:55
Assinante Oceans14
Conjunção de indicadores macros antecedentes e análise técnica, coloca indicadores de sentimento de mercado, valuations (em seus extremos), mistura tudo, é por ai q eu tento tomar minhas decisões :)
Gostei
 2
   Não gostei
 0