1. Home
  2. Fórum
  3. Geral
  4. O Conto do Aliche

O Conto do Aliche

21/06/2017 16:27:44
Era uma vez dois portugueses, Jacob e Isaac. Comerciantes astutos, eles eram conhecidos por fazer qualquer negócio desde que vissem uma chance de ganhar “dinheirinha”. Uma vez, um devedor enrolado pagou Jacob com um carregamento de latas de aliche. Pelas contas, cada latinha tinha saído por 1 real. Sem saber o que fazer com aquilo, ligou para Isaac e contou o que tinha acontecido.

Disse que não queria ganhar nada e ofereceu o lote todo por 2 reais a latinha. Isaac, sabendo que Jacob era muito esperto, reclamou um pouco, mas para ajudar (e ganhar algum) ficou com o aliche. Jacob ficou feliz a princípio. Mas desconfiado foi pesquisar mais sobre o tal do aliche. Viu que era usado em pizzarias e que, se vendesse no varejo, daria pra ganhar um bom dinheiro. Óbvio, Isaac era muito esperto, por isso comprou logo. Ligou para o amigo dizendo que não queria abusar da amizade e que para compensar todo o trabalho, recompraria o lote por 4 reais a lata.
Isaac disse que não precisava e que ele queria ficar com o carregamento. Porém, por 5 reais, poderia vender de volta. Jacob reclamou um pouco, mas sabendo do lucro que poderia ter acabou fechando. Isaac voltou feliz pra casa e contou pra Sarah, sua esposa, como tinha ganhado negociando aliche. No dia seguinte, Sarah encontrou Ruth, esposa de Jacob na feira. Ruth estava animada com um negócio novo do marido: aliche. Já havia alguns compradores dispostos a pagar bem mais pelo lote. Sarah voltou correndo pra casa: “Isaac, compre de volta o aliche que esse negócio vai dar muito dinheiro”. Rapidamente ele ligou para o amigo e, com muito custo, conseguiu comprar de volta o lote por 10 reais a lata.

Depois de um mês, Jacob e Isaac estavam ricos. Jacob, que começou com uma dívida de baixa qualidade, já tinha ganhado em 30 dias o lucro de um ano da loja. Isaac tinha em suas mãos um estoque enorme de aliche, que valia uma fortuna. Quatro seguranças armados guardavam o almoxarifado 24 horas por dia. Eis que a catástrofe chega. Isaac desesperado liga para Jacob e dá as más notícias:

- Jacob, você me enganou. Ontem eu e Sarah, pra comemorar, abrimos uma lata de aliche (que a essa altura já valia e 1.115 reais) e descobrimos que tinha só uma pedra dentro. Todo carregamento só tinha pedra.

Indignado, Jacob responde:

- Isaac, seu idiota, aliche não é pra comer. É só pra negociar!

É assim que eu vejo bitcoin: uma lata de aliche. Não é pra comer, é pra negociar.

Pedro Cerize

#economia
Expandir   Gostei
 4
   Não gostei
 0
Odonto
21/06/2017
22:42:09
Eu entrei num site destas criptomoedas

Absolutamente todas subiram 1000%

Ou seja,tudo vai virar pó,só haverá criptomoedas,kkkk,e milhares delas