1. Home
  2. Fórum
  3. Geral
  4. O que move o mercado de ações?

O que move o mercado de ações?

25/02/2017 21:01:25
Acho que deve ser a primeira pergunta de quem quer conhecer esse mercado..

Uns 10 anos atras vi um relatório do Wolfe Trahan (essa casa de research era top, o preço era uns 130K usd/ano, depois que o François Trahan saiu, virou mesmice Wolfe Research |) dizia que o movimento do mercado é explicado em mais de 90% por eventos macroeconomicos..se eu trombar com esse gráfico de novo posto aqui..utiliza(va) indicadores antecedentes de monte..

O mercado acionário nada mais é que mais um indicador antecedente da economia..se alinhado pra cima com outros indicadores não monetários, dá a tranquilidade necessária pro investidor, mesmo com as quedas aleatórias e/ou intensas no dia a dia..

Para o Brasil tem 4 indicadores antecedentes proprietários (que eu conheço), OCDE, FGV, ECRI, Silcon..esse semana mesmo o Meirelles disse que o Brasil saiu da recessão segundo os indicadores antecedentes..na economia real (mainstreet) vai ser sentido lá pro 2 semestre de 2017..

Expectativa do mercado é outra ferramenta que considero importante, mais dinâmica que os indicadores acima, mas como medir a expectativa? toda semana o BC solta um relatório com dados do que a média dos economistas, researchs acham, já ouvi muito deboche do Focus e acho muito bom, que fique nessa, se cair no comum, perde a eficácia como marcador..

Esse é um dos marcadores que uso pra medir expectativas, um alinhado ao outro é tranquilidade, se começar a divergir fortemente, coisa de meses, um do outro como correu em 2010, ai é pra apertar o manejamento de risco..

#acoes
Imagem
Expandir   Gostei
 4
   Não gostei
 0
Rfalci
26/02/2017
07:07:22
Assinante Oceans14
Ignorar o mercado de ações é no mínimo fechar os olhos para para a situação política e o humor de um povo (reflitão)

Gostei
 2
   Não gostei
 0
Malandro
27/02/2017
11:18:35
Assinante Oceans14
Imagem
Gostei
 0
   Não gostei
 0
Rfalci
27/02/2017
21:31:35
Assinante Oceans14
Provavelmente isso explica o fato dos B&holders quase sempre se estreparem na hora de sair das empresas já q o método é tarado pelos balanços e, até com uma certa soberba, fazem questão de ignorar o macro. Mas pelo q postou, o que acontece é que o fundamento demora pra refletir o macro e mais ainda para o holder perceber que deve vender. Esse talvez seja o grande problema.
Gostei
 0
   Não gostei
 0