1. Home
  2. Fórum
  3. Geral
  4. Juros Selic-II

Juros Selic-II

19/04/2018 07:55:33
É sabido e aceito como verdade que a mega-impressão de dinheiro e juros baixos ou mesmo negativos no mundo desenvolvido turbinou bolhas mundo afora(SP500,criptomoedas,etc)

Aqui não seria diferente,acho que não existe bolha no IBOV,com exceção de Petrobrás,siderúrgicas,etc,o resto está em linha,ou na média histórica nos múltiplos de avaliação de preços

Agora,nestes juros baixos do Brasil,isto é claramente uma bolha,turbinado pelo excesso de liquidez internacional

Acho que a bolha aqui no Brasil foi mais pra esse lado das taxas de juros

Quando estourar vai ser feio,muito feio

#economia
Expandir   Gostei
 1
   Não gostei
 0
Zeitona
19/04/2018
08:52:57
Assinante Oceans14
Quando voltarmos a ser primeiro mundo, ficará tudo certo!
Gostei
 0
   Não gostei
 0
naoeoxi
19/04/2018
08:53:56
Assinante Oceans14
não entendi. o brasil nunca esteve numa depressão econômica tão forte como essa.
o nível de consumo per capta hoje está dentre os mais baixos das últimas décadas e o desemprego dentre os mais altos
onde você está vendo bolha aqui no momento ?
Gostei
 1
   Não gostei
 0
Odonto
19/04/2018
09:07:46
Naeoxi,vc está vendo a taxa de juros do ponto de vista do sistema de metas de inflação

Mude o foco,até por que em última instância não é a inflação e atividade econômica que determinam a taxa de juros,e sim a disposição dos investidores de emprestar a um país,com uma taxa ajustada ao risco deste

Isso é o que determina primordialmente qual a taxa de juros a ser cobrada

Óbvio que um país com dívida 80% do PIB,com deficit público na casa de 10% do PIB, e sem nenhum sinal de que isso vá ser revertido,é um país de altíssimo risco

Pagar juros de 6% com estas condições é claramente uma distorção,só possível por que há uma bolha de liquidez mundial

Não tem nada a ver com depressão,consumo baixo,etc,investidor não está nem aí para isso,ele quer emprestar e receber com uma taxa ajustada ao risco
Gostei
 1
   Não gostei
 0
naoeoxi
19/04/2018
09:55:52
Assinante Oceans14
Cara, 6% é melhor que todo o resto do mundo.

Com dólar estável isso é doce de côco pra capital externo

o problema agora é se o Fed subir os juros por lá e o dolar subir.. aí essa taxa fica baixa mesmo.
Gostei
 0
   Não gostei
 0
Odonto
19/04/2018
10:08:08
Mas é o que estou falando desde o início,muita liquidez devido impressão de moeda,taxas de juros até negativas,etc

Dólar estável por aqui é reflexo da extrema liquidez também

Vai estourar e vai ser feio,o BC brasileiro deve dar uma cacetada de vários pontos de uma vez só na taxa,talvez até em uma reunião de emergência extraordinária,o que vai turbinar a dívida,e virá mais pânico,num efeito que se retroalimentará

Gostei
 1
   Não gostei
 0
encostado
19/04/2018
10:23:01
Assinante Oceans14
CORRÃO para as montanhas.
Gostei
 0
   Não gostei
 0
encostado
19/04/2018
10:26:50
Assinante Oceans14
Dafuq inflação zero, china?

IPCA 12m está 2,6%.
IGPM sim está 0,2%.

Mas isso é passado.

IPCA e IGPM projetados para os próximos 12 meses estão na faixa de 4,0% a 4,2%.
Gostei
 1
   Não gostei
 0
Odonto
19/04/2018
10:32:32
Só olhar as taxas dos prefixados de longo,é o preço que o mercado pede pra rolar a dívida,nesse o governo não tem como ditar taxa

Tesouro Direto - Preços e Taxas dos Títulos - STN
Gostei
 0
   Não gostei
 0
Odonto
19/04/2018
10:33:24
Quase 10%,isso em cenário dito BENIGNO

Quando a caca explodir,vai ser feia a coisa
Gostei
 0
   Não gostei
 0
Odonto
19/04/2018
10:36:05
10% com uma dívida de 80% do PIB é a morte,no estouro da bolha a taxa deve ir pra 15%,ou mesmo encostar nos 20%,deve ficar nuns 18% ou 19%,por aí
Gostei
 1
   Não gostei
 0
Dangmoura
19/04/2018
10:47:44
Pessoal acredito que vocês estão olhando a coisa da dívida por um prisma errado (com todo o respeito).
Não podemos comparar dívida de um país com dívida de uma pessoa, um país, em suma não paga sua dívida, propriamente dita, mas paga sim seus juros. A palavra crédito vem de acreditar, a palavra juros, vem de jurar, quando alguém ou uma instituição empresta a juros, um lado jura que vai pagar e o outro acredita que irá receber. Quanto maiores as chances de receber, menos juros a serem pagos, pois isso há confiança.

A equipe econômica atual não está focando em pagar a dívida em si, mas sim em aumentar a segurança para os investidores, pois com juros menores o dinheiro a ser pago é menor, somado ao fato da nossa dívida ser de rolagem curta.

O foco não está sendo no pagamento em si da dívida, mas em fazer as reformas que darão segurança aos investidores e assim, acreditando mais no país, os credores aceitam um juro menor. Juro = Jurar, Creditar = Acreditar.

Claro que cortando gastos públicos há uma economia, mas a maior economia está no pagamento de juros e previdência. Aprovando a previdência (e o mercado já entendeu que a reforma será feita no próximo governo) somadas a reforma que o Temer tem feito(tem meu respeito) o país não precisa pagar pela dívida em si, mas os juros dela, e com juros menores sobra mais dinheiro para o país usar para crescimento, e com esse crescimento a % da dívida em relação ao PIB cai. Os juros estão baixos pois aumentou a segurança no Brasil, várias bombas estão sendo desarmadas com reformas e a cereja do bolo será a previdência.
Gostei
 2
   Não gostei
 0
Odonto
19/04/2018
10:51:38
Mas o problema está justo nisso,ninguém sabe quem vai ganhar a eleição

LS está certo,agosto e setembro depois da Copa deve ser de muita volatilidade e pânico,ao mercê das pesquisas semanais
Gostei
 1
   Não gostei
 0
Dangmoura
19/04/2018
10:53:00
Basta assistir ao fórum da liberdade para perceber que o único candidato que não está com pensamentos liberais é o Ciro Gomes e ele mal aparece nas pesquisas.

O resto, todos já entenderam nossos problemas econômicos, menos o Ciro. Independente de suas questões ideológicas, todos já entenderam as questões econômicas.
Gostei
 2
   Não gostei
 0
naoeoxi
19/04/2018
11:08:50
Assinante Oceans14
Encostado, a inflação de 4% é dos últimos 12 meses.

Ipca saiu 0,14 o que projeta 1,5%
Gostei
 1
   Não gostei
 0
Odonto
19/04/2018
11:16:56
Bolsonaro também não entendeu

O Paulo Guedes está até hj tentando convencer o Bolsonaro da necessidade da reforma da previdência

A verdade é a seguinte,Bolsonaro representa os militares,e não tem nada mais de atrasado em termos de mentalidade econômica do que militar

Eles são o atraso

Posso falar por que já estive dentro da caserna,fui oficial dentista temporário do exército

Militar faz parte do corporativismo do funcionalismo público,reforma da previdencia vai ferrar com eles

Bolsonaro não vai poder apoiar isso,se ele não ganhar a presidencia,não vai se eleger para mais nada

Então ele vai ficar calado

Outro sinal de atraso dos militares,é que eles são nacionalistas,e tudo para eles é estratégico,e tem que ficar na mão Estado e do capital nacional(que não existe)
Gostei
 3
   Não gostei
 0
Toluka
19/04/2018
13:30:25
Assinante Oceans14
A minha bola de cristal tá vendo porrada na previdência e aumento de juros depois da eleição. E tô pensando nos meus TDs que vencem em mai/2019. Pior que também estou meio desprevenido em moeda estrangeira, só tenho pesos argentinos pra viagem do mês que vem para Buenos A...
Gostei
 0
   Não gostei
 0
willscs
19/04/2018
13:33:17
Essa parte da previdência do Bolsonaro me decepciona mesmo. Fora isso os inúmeros benefícios de carreias militar, e filhos que não se casam formalmente para receber pensão vitalícia. Foda
Gostei
 1
   Não gostei
 0
Odonto
19/04/2018
13:48:56
Cuidado com tesouro direto,ontem mesmo li no Estadão um economista dizendo que o tesouro não deveria dar liquidez ao TD,pagar só no resgate

Então vem um cirão da massa,capaz de fazer isso daí,e está tudo dentro da lei,o governo não é obrigado a pagar antes do vencimento,é uma concessão que ele faz

Vai de cada um,eu não gostaria de ficar com o dinheiro preso
Gostei
 1
   Não gostei
 0
encostado
19/04/2018
17:57:41
Assinante Oceans14
China, não pode pegar 1 mês e multiplicar por 12. A inflação é sazonal, tem mês que é zero outros é 0,7%.

Para 12 meses a frente a projeção é de 4%.
Gostei
 1
   Não gostei
 0
naoeoxi
20/04/2018
10:15:34
Assinante Oceans14
ok encostado, numa visão de 12 meses pra frente, ganha o conservador.. talvez por isso os juros caiam sempre mais devagar do que o desejado.
Gostei
 1
   Não gostei
 0