1. Home
  2. Fórum
  3. Geral
  4. Quanto mais tempo você passa na bolsa

Quanto mais tempo você passa na bolsa

22/03/2018 08:36:57
mais você erra e mais você sabe o que da certo para você.

Quando comecei na bolsa procurava indicações nesses fóruns tipo infomoney e advfn. Me achava um máximo por estar no mercado financeiro, me achava o inteligentinho.

Ai passou um tempo e depois de perder uns 500 reais (antes era muito) eu estava ainda num desses fóruns quando alguém postou algo sobre um site de cachorro. Foi lá que ouvi pela primeira vez sobre análise fundamentalista, me achei um imbecil por ter feito aquelas coisas que fazia.

Comprei O investidor Inteligente, li duas vezes, esse tipo de análise do Graham me seduziu, comecei a me achar inteligentinho de novo, comprava ações com P/L e P/VPA baixos descontadas. Vi as ações caindo até 50% e continuava comprado.

Até que me achei burro novamente. Não é possível, pensei. O Investidor Inteligente serve apenas para o mercado norte americano, aqui é diferente.

Comprei O Jeito de Peter Lynch de Investir e esse me seduziu de verdade, aquilo ali se juntou com o que eu tinha visto das empresas de crescimento que ignoraram a crise e estavam em mercados blindados e parece que tudo começou a fazer sentido. Vendi todas as minhas ações antigas (menos EZTEC e GRENDENE) e comprei tudo baseado nesse livro. Isso bateu justamente com quando a bolsa bateu na mínima e começou a subir.

As lições que tirei desses anos de bolsa?

1 - Quem manda na festa é o Banco Central, o mercado percebe com antecedência onde o BC irá jogar a taxa de juros no futuro e se antecipa.

2 - A estratégia do Investir Inteligente dá certo sim, mas eu não tenho coração pra isso.

3 - Se manter comprado em empresas boas é o melhor método sim. MAS vender usando o gráfico da Enfoque não faz mal a ninguém.

#acoes
Expandir   Gostei
 5
   Não gostei
 0
md5
22/03/2018
08:47:31
Assinante Oceans14
Biba trader... :)
Gostei
 2
   Não gostei
 0
rfalci
22/03/2018
09:29:52
Assinante Oceans14
B & H passivo é um bom método. O gargalo na minha opinião é o momento de saída. Isso não é problema nos EUA onde o turn over de empresas é baixo. Já no Brasil é um grande pepino.

Aí vejo duas saídas. Ou não olha resultado, perde e continua feliz. Ou tenta algum método além de.ver balanço para tentar não ser o corno na hora de sair. Tudo depende do tempo q tem do dinheiro q tem e da vontade
Gostei
 1
   Não gostei
 0
thi
22/03/2018
10:08:39
Assinante Oceans14
Essa lição número 1 talvez seja a mais importante de tudo @Dangmoura
Gostei
 2
   Não gostei
 0
willscs
22/03/2018
10:25:25
Problema no Brasil é o número de ações. Se vc conseguir comprar 15~20 ações não acho que uma perda na hora de sair vai impactar muito. É muito difícil essa decisão de sair, ainda mais se não ta muito claro se foi algo pontual
Gostei
 0
   Não gostei
 0
Odonto
22/03/2018
10:33:56
Eu acho que o que faz a festa é o investidor estrangeiro,eles levam o mercado para onde querem

Até o próprio BC é comandado pelo fluxo estrangeiro,afinal fuga ou afluência de dólares impactam muito as decisões tomadas pelo BC

E quando os gringos rejeitam as taxas oferecidas para rolagem dos títulos tupiniquim ?

ahaha,coisa bonita,aí o panico se instala
Gostei
 2
   Não gostei
 0
Odonto
22/03/2018
10:39:01
Turn over de empresas é mais frequente no período bear do poster eletronico da Enfoque

Mais um motivo para não ficar muito exposto em ações no período bear

No período bull tudo sobe,até Merposa,CSN,Gerdau,Petrobrás
Gostei
 2
   Não gostei
 0