1. Home
  2. Artigos
  3. Ações
  4. Quem é o maior tomador de risco da bolsa de valores?

Escrito por Malandro    16/02/2018 10:50:11

Quem é o maior tomador de risco da bolsa de valores?


Após a recente explosão do VIX (índice de volatilidade americano), queda das bolsas pelo mundo e após ver os dados recentes de fluxo dos investidores na bolsa brasileira, fiquei com a pergunta do título na cabeça, após eu ler um tweet do @danielgpin com um trecho do livro George Soros: Definitivo, tentarei responder a essa pergunta.

“ A forma como você responde às incertezas é reduzindo risco. Não necessariamente da forma certa. Você pode até fazer a coisa errada, e eu muitas vezes faço a coisa errada para reduzir o risco em condições de incerteza”

Mas antes quero deixar outro trecho de outro lugar. Desde o crash de 2008, um pouco mais ou menos, leio os relatórios da Artemis Capital, o que me chamou atenção para eles foi essa frase, mal traduzida, abaixo:

“Volatilidade é um instrumento da Verdade, Volatilidade como conceito é amplamente desentendido. Volatilidade não é medo. Volatilidade não é o VIX. Volatilidade não é desvio padrão ou qualquer outro número derivado de uma fórmula abstrata.
Volatilidade não é diferente no mercado como ele é na vida.
Independente de como é medida, a Volatilidade simplesmente reflete a diferença entre o mundo que nós imaginamos ser e o mundo que verdadeiramente existe.
Nós somente iremos prosperar se procurarmos incansavelmente por nada além da Verdade, caso contrário, a Verdade nos encontrará através da Volatilidade.”

Fantástico, né? Depois de colocar 2 quotes desses vou escrever mais o que?  Mas vamos lá tentar...

Uma derivada desses conceitos acima é o Risk-On/Risk-Off, são modelos que tentam identificar a tolerância ao risco pelos investidores. Durante períodos que o risco está “desligado”, investidores estão propensos a ir em direção ao risco, quando está “ligado”, eles tendem a ir em direção a investimentos com baixo risco.

Ao analisar dados de mais de 20 anos, um interessante participante do mercado na bolsa brasileira, em sua média, faz justamente o contrário disso tudo acima. Corre em direção ao risco quando aumentam incertezas e sai quando o céu é de brigadeiro.

Pode-se estender essa análise para ações individuais, quando há uma inflexão no risco não-sistêmico (risco que se dilui com diversificação) de empresas ou setorial, a ação mal começa a cair e está lá esse participante comprando essas ações.

Nesse período de tempo houve alguns falsos sinais de risk-on (ou sinais fracos ou ruídos), o que faz com que aumente a confiança que está no caminho certo, até que chega a hora que a queda é para valer, levando anos ou décadas para voltar ao patamar de origem.

Já deve saber de quem se trata, sim, esses investidores somos nós. rs. No gráfico abaixo está a evolução de fluxo das Pessoas Físicas na bolsa brasileira, a atividade compradora em momentos de incerteza é notória, fazendo de nós os campeões do mal gerenciamento de risco.

*Nota: Nesse mês de fevereiro até o dia 09, investidores pessoas físicas estão com saldo positivo em bolsa de R$1,1 bilhões.




Discussão, comentários, sugestões de estudos, por favor publiquem no fórum do site. E siga-nos no twitter @Oceans14BR.



Gostou do texto? Cadastre-se no site e começe a seguir o usuário Malandro. Sempre que ele postar um novo artigo, você será notificado.

Para ler outros textos do usuário Malandro, clique aqui.



Comentários


ricardong
11/04/2018
00:06:46
Assinante Oceans14
Sabe qual foi a primeira coisa que eu pensei?
O quanto a Dilma custou ao Brasil. E quanto um governante ruim pode fazer de estrago.

2008 teve o crash. 2010 já tinha voltado quase tudo.

Ai, veio a Dilma.
Expandir   Gostei
 2
   Não gostei
 0
Malandro
11/04/2018
12:12:31
Assinante Oceans14
2015 acelerou, mesmo ela despistando com o Levy
Gostei
 2
   Não gostei
 0
Sioux
20/02/2018
16:28:57
Assinante Oceans14
Excelente textto... mostra como a falta de cultura em renda variavel prejudica o investidor brasileiro, que age mais como um especulador... do que de fato um investidor
Expandir   Gostei
 2
   Não gostei
 0
Malandro
20/02/2018
19:29:44
Assinante Oceans14
Obrigado @Sioux !
Gostei
 1
   Não gostei
 0
md5
20/02/2018
19:33:39
Assinante Oceans14
O cara eh bom :)
Gostei
 1
   Não gostei
 0
Struggle
16/02/2018
17:23:38
Assinante Oceans14
Excelente artigo.
Mostra o quanto o investidor PF fica exposto à volatilidade.
E como os gringos são tudo pussy.
Hahaha
Expandir   Gostei
 4
   Não gostei
 0