1. Home
  2. Artigos
  3. Nutrição e Boa Forma
  4. Dicas de saúde para o período de festas do ano novo

Escrito por encostado    30/12/2017 15:38:10

Dicas de saúde para o período de festas do ano novo


Escrito por: Renato Falci Júnior

Dicas de saúde para o período de festas do ano novo

A época do final do ano é bastante propícia para abusos alimentares. Abaixo daremos algumas dicas para minimizar os transtornos ao organismo e poder aproveitar melhor o período.

Alimentação: os sintomas mais relacionados aos abusos são as “gastroenterocolites agudas” que podem variar desde uma simples sensação de empachamento até náuseas, azia, vômitos e a famosa diarreia. Não é somente a comida estragada que pode ocasioná-la, mas também os excessos de alimentos e as intolerâncias pessoais. A melhor maneira de lidar com isso é a prevenção. Sobras de alimentos de um dia para o outro, principalmente em locais quentes são o grande vilão. 

Quanto à sobrecarga ao trato digestivo, os campeões são os alimentos de digestão mais difícil como gorduras e proteínas e os que carregam temperos em excesso, principalmente os apimentados. Quando isso é somado ao álcool e os taninos do vinho tinto, o potencial de agressão aumenta. Sendo impossível evitá-los, o ideal é não exagerar a ingestão em uma única refeição, evitar deitar com o estômago muito cheio – principalmente para quem sofre de refluxo gastro-esofágico. O uso correto de medicamentos pode auxiliar a driblar esses transtornos, mas para isso, cada um deve consultar seu médico de confiança. 

O café deve ser evitado à noite, pois além de potencializar o refluxo gastro-esofágico pode alterar o sono nas pessoas mais sensíveis. 

Para resumir, vale o conselho chato que ninguém quer ouvir nessa época: segure a boca e não abuse. Pode comer de tudo um pouco. São os excessos em quantidade o grande vilão.

Bebidas: a boa hidratação é a chave do sucesso nesse período, já que vivemos em um país muito quente. A quantidade da transpiração e perda de água varia de acordo com a temperatura e humidade relativa do ar de forma que nossa percepção quanto à perda de líquidos não é muito fiel. De regra geral se a urina está clara e abundante, estamos bem hidratados. Para se hidratar vale tudo: água, sucos, refrigerante, água de coco, isotônicos etc. Cuidado com as bebidas que contém álcool, pois não são adequadas para a hidratação. 

Quanto ao consumo de bebidas alcoólicas devemos lembrar que a capacidade média de metabolismo do álcool pelo corpo humano é em torno de 9g por hora. Com contas simples saberemos aproximadamente o tempo para metabolizar o álcool ingerido, lembrando q a densidade do álcool é 0,8. 
Sem querer dar lição de moral quanto à ingestão de álcool, só quero lembrar que a maioria dos afogamentos que ocorrem nesta época envolve pessoas alcoolizadas. 

Finalmente um rápido conselho quanto a uso de estimulantes e energéticos: cuidado com exageros, eles podem ter efeitos colaterais como arritmias, alterações no sono pelo excesso de cafeína e outros estimulantes. Cuidado com exageros!

Um feliz Natal e um excelente ano novo. 

São os votos da equipe do Oceans14.



Gostou do texto? Cadastre-se no site e começe a seguir o usuário encostado . Sempre que ele postar um novo artigo, você será notificado.

Para ler outros textos do usuário encostado , clique aqui.



Comentários


Ainda não existem comentários para este artigo.