1. Home
  2. Artigos
  3. Lifestyle
  4. Mignon au poivre

Escrito por Struggle    19/08/2017 16:37:13

Mignon au poivre




Você já deve ter ouvido sobre filet au poivre, steak au poivre.
São variações de um tradicional prato da gastronomia da francesa, que, de tão disseminado, virou um prato assaz difundido na culinária ocidental.
E o que este prato tem de especial? Porque tornou-se um ícone?
Sabe-se que o filet mignon é uma dos cortes mais saborosos, tenros e magros da carne bovina.
Os carnívoros via de regra torcem o nariz, pois a grande aventura do churrasco e dos pratos à base de carne é extrair o máximo de sabor, ternura e suculência de cortes mais difíceis.
Talvez a costela seja o maior desafio do churrasco. Com a sua rusticidade, é muito difícil atingir uma grau de maciez compatível com o seu inesquecível sabor. Mas isto será um assunto para outro artigo.
Aqui, vamos focar no nobre filet mignon.
Consiga 4 medalhões altos de filet mignon. Pode ser algo entre 2 e 3 dedos de espessura. Quanto mais alto, mais mal passado.
A artimanha de fazer este prato é conduzir o acompanhamento paralelamente ao preparo do filet.
Descasque 1 Kg de batatas, corte em pedaços e coloque para cozinha (gosto de cozinhar na pressão, não leva mais do que 10 minutos de assobio da válvula da panela). Drene e amasse as batatas. Adicione sal e pimenta do reino à gosto. Derreta 100gr de manteiga (margarina nunca!) e misture com um ovo. Adicione o purê de batatas.
Quando estiver com uma consistência macia, coloque a massa em um saco plástico de confeitar e faça porções em uma assadeira untada com manteiga. Besunte as porções com 2 ou 3 gemas de ovos bem batidos, com auxílio de um pincel. Leve ao forno para dourar (15-20 minutos a 200oC).
Enquanto o creme de batatas doura, vamos à batalha com o filet. Sal e pimenta à gosto nos medalhões. Sele os medalhões em uma frigideira bem quente com 50gr de manteiga derretida (não se assuste com tanta manteiga, essa é a base da cousine française). Depois de selados, coloque os medelhões no forno para assar (junto com a batata, em outra assadeira).
Com a frigideira que você selou os filets, haverá o precioso suco da carne. Com a chapa bem quente, pegue 50ml de cognac ou whiskey e faça a deglaçagem deste suco, deixando o álcool evaporar (não leva mais do que 30 segundos). Adicione creme de leite (1 lata) e 2 colheres de sopa de pimenta do reino (moída na hora, sempre). Misture bem. Depois disso, adicione um pouco de caldo de carne (1 tablete diluído em 1 xícara de água morna). Misture novamente e deixe levanta alguma fervura. Pronto, está pronto o molho.
Capriche na montagem dos pratos e surpreenda com o seu mignon au poivre!

Gostou do texto? Cadastre-se no site e começe a seguir o usuário Struggle. Sempre que ele postar um novo artigo, você será notificado.

Para ler outros textos do usuário Struggle, clique aqui.