1. Home
  2. Artigos
  3. Ações
  4. Nuances do novo índice

Escrito por Malandro    02/06/2017 12:06:20

Nuances do novo índice


Finalizarei os artigos sobre esse índice que me propus a desenvolver de uma outra forma. Não compararei com a Renda Fixa, pois do começo até a data de hoje a diferença entre o Ibovespa dolarizado e o IB30EW é de parcos 2.000 pontos, e sabe-se de outros estudos que o Ibovespa tem certa dificuldade histórica de ficar acima do CDI de forma consistente.

Pois bem, imagine a construção de um índice com dados mensais do zero, com início lá em 1.988, ponto a ponto, garimpando cotações das 30 maiores empresas de cada época, revisando anualmente, centenas de empresas saindo e entrando, (está bom, exagerei, são algumas dezenas) pesos iguais entre os componentes, evitando concentração demasiada em um ativo da carteira, 351 meses so far.
 
Ao ir evoluindo com o novo filho fui comparando com o irmão mais velho, a semelhança foi ficando enorme. Olhando bem de longe eram praticamente iguais, cara de um, focinho do outro, confesso que deu um certo desânimo. Ao finalizar em maio desse ano, a mera diferença de 2.000 pontos para o IB30EW.  Revisei todo o método, estava coerente. Pensei, está bom, não era isso que imaginava, imaginava muito mais, mas fazer o que.

Comecei a desenvolver a análise técnica no irmão mais novo. Aprendi, no ginásio, em Educação Artística, com a professora Patrícia (me lembrei que ela também lecionava Educação Sexual, com o livro da Marta Suplicy, muito boa professora!), bom, aprendi que são necessários 2 pontos para se formar uma reta. Os technicians também dizem que com 2 pontos dá para traçar uma reta, mas que não significa muita coisa no mercado financeiro, mas com 3 pontos ou mais, aí sim, é fundamentado, sólido na base teórica da AT.

A primeira diferença entre os irmãos foi essa, no mais novo, os 3 maiores eventos da economia brasileira, ao longo de 3 décadas, em 1990, em 2002 e em 2016, estavam unidos, milimetricamente, por uma reta, chamada linha de tendência, enquanto que no mais velho falhou ao suportar o evento de 2016.
Essa característica me fez pensar, como um índice novo, nunca visto, nunca operado pelo mercado, conseguiu tamanha precisão. Não sei responder.

A outra diferença, entre os dois, são interessantes nuances ao longo da história acionária brasileira, emprestarei uma concepção adaptada do Alexander Elder, imagine que cada índice são diferentes regimentos, as ações são soldados, ambos regimentos com o mesmo propósito. Quando ambos conseguem avanços (ou recuos) estratégicos iguais, a campanha fica mais eficiente (no mercado, tendência atual firme), quando os dois regimentos começam a divergir, um recua, o outro avança, ou recua menos que o outro, algo não está bem (no mercado, tendência atual fraquejando).
Crash de 1990, pode-se ver esse comportamento divergente entre os dois índices. Ambos estavam em tendência de queda, ambos fizeram mínimas em março de 1990, mas enquanto o IBOV renovava sua mínima em dezembro do mesmo ano, o IB30EW não, demonstrando que algo estava fraquejando nesse atual bear market. A partir desse ponto o mercado virou e seguiu um bull market de 7 anos.

Há outros momentos que pode ver esse comportamento entre os 2 regimentos, no período final desse bull acima, 1995, após uma realização de ambos, o IBOV começou a avançar muito mais que o IB30EW algo como +200% contra +80%, apesar de todo mundo estar feliz, os regimentos não estavam encaixados como na teoria do Elder, em 1997 foi o fim desse bull e o começo de um bear de 5 anos.

Tem mais alguns momentos que os 2 índices não se casavam por algum tempo que culminou com a reversão da tendência vigente, para não ficar cansativo, se já não está, vou pular para o momento atual, 2017, do low de 2016, IBOV tem alta de 113% contra 84% do IB30EW, nada muito destoante, o único problema é que enquanto o IBOV rompeu sua linha de tendência de baixa em janeiro de 2017, o IB30EW parou na sua em fevereiro e não conseguiu mais avançar, uma reversão mais ampla da tendência atual de alta estaria a caminho novamente? Por enquanto, só posso dizer que os 2 regimentos começam a se desalinhar mais visivelmente nessa batalha do mercado acionário. Para finalizar só falta mostrar as crianças, com os momentos analisados circulados:




Discussão, comentários, sugestões de estudos, por favor publique no fórum do site.



Gostou do texto? Cadastre-se no site e começe a seguir o usuário Malandro. Sempre que ele postar um novo artigo, você será notificado.

Para ler outros textos do usuário Malandro, clique aqui.