1. Home
  2. Artigos
  3. Negócios
  4. Viver com coragem

Escrito por Struggle    08/01/2017 22:28:16

Viver com coragem


No mundo animal, a coragem muitas vezes assemelha-se a um instinto. O filhote do pássaro bem acolhido no ninho sabe que, se permanecer no aconchego de seu ninho, morrerá de fome. E assim, intrepidamente, alça seus primeiros voos, mesmo com todos os riscos inerentes, incluindo aqui morrer nas garras de um predador.

Na Grécia Antiga a coragem sempre foi valorizada como uma virtude essencial. Encabeçava a lista de capacidades dos cidadãos que almejavam alguma influência em meio àquela sociedade. Ou simplesmente um maior sabor em suas vidas.

No mundo moderno, a coragem passou a ser contaminada com algumas centelhas pejorativas. De repente, à medida em que o Governo e outras grandes associações buscam uma suposta ”harmonia” (na verdade querem uma manada bem mansa e quieta), a iniciativa pessoal muitas vezes passou a ser um estorvo.

Inúmeras são as barreiras para que o indivíduo hoje possa levar adiante seu planos e suas iniciativas. Tributos, burocracia, modismos, ideologias... Se avaliarmos cautelosamente, empreender um negócio próprio hoje passou a ser uma atitude muito corajosa!

E se você, dotado de coragem, vencer estas primeiras barreiras, outras infindáveis se erguerão! Enquanto você não desiste, as adversidades se voltarão permanentemente contra você. Até que você desista. Ou simplesmente morra. O concorrente que fala que você não terá chance pois o mercado já está saturado (na verdade ele está com medo da sua possível ameaça), a sua irmã que passou no concurso público e que, do alto da sua suposta e limitada estabilidade, acha que você é um maluco em arriscar-se, a conjuntura econômica que parece conglomerar-se em uma tempestade perfeita recessiva, o seu vizinho que acaba de trocar de carro e olha com reservas para o seu automóvel usado e cafona (afinal você está totalmente focado no início do seu negócio e não pode se dar a estes luxos um tanto quanto supérfluos)...

Enfim, é um desafio e uma grande aventura ter Coragem hoje em dia!

Não podemos confundir coragem com ausência do controle de risco (podemos detalhar melhor isto em outra passagem). É possível ter coragem para atravessar a rua. Mas isso não impede de olharmos para os lados e conferir se não vem nenhum bólido em nossa direção!

Num mundo com tantos riscos, não há prêmios gratuitos. E se conferirmos quem foi agraciado com um grande prêmio, podemos concluir que, na esmagadora maioria destes felizardos,havia uma boa dose de... Coragem!

Gostou do texto? Cadastre-se no site e começe a seguir o usuário Struggle. Sempre que ele postar um novo artigo, você será notificado.

Para ler outros textos do usuário Struggle, clique aqui.