1. Home
  2. Artigos
  3. Ações
  4. Primeiros passos em Opções - Modestas sugestões

Escrito por Struggle    07/02/2017 23:00:02

Primeiros passos em Opções - Modestas sugestões


Operar opções pode parecer difícil. E por vezes, algo tentador. Especialmente se por sorte (ou azar) acertamos em cheio na compra de algumas opções a seco (call) e o ativo dispara. Pronto! Aquela merreca vira algo suficiente para você pensar que pode um dia viver disto...

Se você está começando a operar opções, ótimo. Vai aprender que as operações em opções podem ajudar você a remunerar a sua carteira, além de oferecer algumas oportunidades de taxas e prêmios ao longo da caminhada. Vai constatar que as operações podem oferecer um grande aprendizado e um precioso amadurecimento para quem procura esta salutar evolução.

Mas se você imagina que as operações com opções podem enriquecer o seu patrimônio com uma capacidade maior que o seu trabalho e a sua capacidade de poupança, melhor parar por aqui e buscar o alento ou consolo de algum picareta.

A não ser que você seja alguém excepcional no entendimento e execução destas ferramentas, é melhor encarar as operações com opções como algo mais modesto. Vão abaixo algumas sugestões para quem está prestes a montar as suas primeiras operações.

  1. PRÁTICA. Só a prática traz a capacidade e habilidade para estas operações. As opções apresentam uma dinâmica muito peculiar e acompanhar o farfalhar destas folhas numa imensa floresta de valores no início pode parecer algo enlouquecedor. Com o tempo, você perceberá que não é nada mais que a repercussão do encontro da razão (valor dos ativos) com a emoção (expectativa de ganhos e volatilidade). No início monte operações pequenas. Não se importe com os valores. As perdas serão irrisórias, e os ganhos financeiros também. Mas o aprendizado adquirido terá um valor intangível maior do que você imagina.
  2. FOCO. Monte poucas operações no início. Uma ou duas. No máximo três. O mercado estará aberto todos os dias úteis. Haverá inúmeras oportunidades. E depois de montada a operação, monitore-a. Acompanhe. Você encontrará o seu ritmo. Encontre uma operação que você tenha maior aptidão. Muitos operam só venda coberta. Outros tantos só querem saber de taxa. Só não deixe que esta atividade atrapalhe o seu trabalho ou a sua vida pessoal. Operar opções deve agregar algo à sua vida e não tirar você da sua vida.
  3. Estabeleça uma META. E cumpra. Ao montar a operação, saiba que você terá um alvo a ser atingido, seja no tempo ou no valor. E se tudo der errado, haverá parâmetros que indicarão o desmonte na operação. Mesmo que no prejuízo. Não engane a si mesmo.
  4. Saiba que você irá perder. Ainda não nasceu quem nunca perdeu uma operação com opções. O mais importante no início é aprender (operando com pouco) e, depois, com mais maturidade, ter mais operações vencedoras do que perdedoras. Lembre-se que a derrota financeira de uma operação deve ser transformada em uma vitória no  APRENDIZADO. É assim que se constrói um VENCEDOR DO LONGO PRAZO.
  5. Busque o equilíbrio emocional. Cumprir uma meta estabelecida, por mais simples que seja, exige DISCIPLINA.
  6. NUNCA se deixe enganar pelo excesso de confiança. Por vezes, você irá acertar. Muito. E várias vezes. E é nessa hora que a vigilância da disciplina afrouxa e você ganha apetite para aumentar a sua exposição ao risco, julgando-se imbatível. Não preciso comentar como será o triste desfecho disto, não é mesmo?
  7. PERSEVERE. Mesmo que o processo não lhe agregue muito resultado financeiro (e é bem provável que isto aconteça), o ganho com o amadurecimento e o aprendizado trará enormes consequências para as suas decisões nos outros processos, como a montagem de uma carteira de ACÕES, a alocação valores em TÍTULOS DE RENDA FIXA, a compra de IMÓVEIS, o destino de provisões no EXTERIOR, enfim, na construção de um PATRIMÔNIO (sim, existe muito mais opções além das operações com opções).  Algo que se busca para quem busca a LIBERDADE.

Gostou do texto? Cadastre-se no site e começe a seguir o usuário Struggle. Sempre que ele postar um novo artigo, você será notificado.

Para ler outros textos do usuário Struggle, clique aqui.