1. Home
  2. Artigos
  3. Nutrição e Boa Forma
  4. Tenho pedras nos rins: quanta água devo tomar?

Escrito por rfalci    03/02/2017 16:30:08

Tenho pedras nos rins: quanta água devo tomar?


Colaborou Dr. Renato Falci Júnior, urologista do HC da Faculdade de Medicina da USP.

Essa é uma das perguntas que mais escuto dentro e fora do consultório e já aviso de antemão que não existe um número que se aplique para todos.

Vamos entender o que é a urina: os rins filtram todo o sangue do corpo várias vezes ao dia. Com isso produzem uma quantidade enorme de líquido filtrado, mais de 150 litros por dia. A grande maioria desse líquido é reabsorvido, restando aproximadamente um litro, cheio de substâncias nocivas ou inúteis ao organismo, que é a urina. Portanto, a urina é uma solução onde a água é o solvente e as dezenas de substâncias, os solutos. Cada soluto tem uma capacidade de dissolução em água e, portanto, existe uma concentração a partir da qual ele se precipita. Sabiamente a natureza protege a urina com substâncias que favorecem a dissolução desses solutos e portanto a maioria das pessoas não tem problemas. Ocorre que, em alguns casos, por um desequilíbrio dessas substâncias, há a precipitação de alguns desses sais – mais frequentemente o cálcio – formando os cálculos que, uma vez formados, tendem a crescer com o tempo, por adição de cristais.

Então fica fácil raciocinar: se temos uma solução onde sobram solutos e falta solvente, dado que na maioria das vezes não conseguimos interferir nos solutos, só nos resta a opção de aumentar o solvente. Um indivíduo normal urina em média um litro por dia. Sabemos que quem tem predisposição para formar pedras nos rins deve diluir sua urina para evitar que as pedras se formem. Sabemos também, através de estudos, que o volume o ideal para se urinar por dia é entre 2 a 2,5 litros, para os formadores de cálculos. Com isso fica fácil responder a pergunta do título: Quanto deve ingerir de líquidos, os formadores de cálculos? O suficiente para urinar aproximadamente 2 litros por dia. No verão devem tomar mais água que no inverno e quem pratica atividade física idem. Ou seja, não importa quanto toma de água desde que urine 2 litros por dia.

A segunda pergunta: como faço pra saber se estou urinando 2 litros por dia? Primeira opção: medir. Existem vários tipos de medidores à venda em supermercados. É fácil, porém chato. Segunda opção é usar essa dica: sabemos que um desejo imperioso de micção (aquela vontade em que se pararia o carro num posto para urinar em uma viagem, por exemplo) ocorre com aproximadamente 400 ml de urina na bexiga. Portanto deve-se urinar 5 vezes ao dia com essa vontade. Na dúvida meça uma micção e a associe com a vontade naquele momento e com isso saberá quanto está urinando cada vez.

Espero que essa dica tenha ajudado a todos que sofrem com pedras nos rins e aguardem o próximo artigo sobre saúde.

Gostou do texto? Cadastre-se no site e começe a seguir o usuário rfalci. Sempre que ele postar um novo artigo, você será notificado.

Para ler outros textos do usuário rfalci, clique aqui.