1. Home
  2. Artigos
  3. Lifestyle
  4. Ushuaia: beleza natural exuberante não muito distante

Escrito por rfalci    01/02/2017 23:16:48

Ushuaia: beleza natural exuberante não muito distante


Talvez possamos considerar como primeira vantagem dessa terra abençoada o fato de ela estar no mesmo continente onde moramos. Com dois vôos, somando pouco mais de 6h chegamos lá: o primeiro até Buenos Aires e o segundo desta cidade até Ushuaia. Existe mais de uma empresa que faz esse trajeto. Particularmente gosto de pegar o vôo das 6h45 das Aerolineas Argentinas quando vou para Argentina, independente do destino final. Aproveitei para tomar um belo café da manhã, já no Aeroparque e, de lá, seguir para essa terra maravilhosa. O espetáculo começa no avião, ao sobrevoar parte da cordilheira, com seus picos cobertos de neve, lagoas no meio das montanhas harmonizadas com a paisagem litorânea. Faltam adjetivos para descrever tamanha beleza dessa harmonia que, por si só, questiona teorias da evolução baseada no caos ou aleatório. Rumo à cidade de clima hostil e ventos fortes (leve casacos pesados mesmo no verão), uma boa notícia: o aeroporto internacional da cidade, inaugurado em 1995, está alinhado com a maioria dos ventos do local, o que diminui bastante o número de arremetidas e turbulência nos pousos.

 

Fotografia aérea obtida durante aproximação para pouso em Ushuaia (acervo pessoal)

A melhor opção para deslocamento do aeroporto até os hotéis é o táxi, que não é caro e têm motoristas simpáticos e honestos. A cidade é pequena, hoje contando com 50.000 habitantes, depois de muito incentivo fiscaldo governo para povoar essa região, que passa os meses do inverno com apenas 5horas de luz por dia. O maior número de hotéis fica no centro, próximo ao portomas, os mais requintados e com maior estrutura ficam na montanha, cerca de trêsa quatro quilometros do centro. Valem a pena pela vista e conforto. A distânciaé facilmente superada pela disponibilidade de vans, que a maioria dos hoteisafastados oferece, com custo já embutido na diária. 

Entre os atrativos da região -  e posso garantir que conseguirá encher aagendar facilmente por 4 ou 5 dias – está a gastromomia. Repleta derestaurantes na zona central com diversos níveis de preço, o visitante não devedeixar de saborear  a merluza negra,peixe da região, a truta, o cordeiro patagônico e a famosa centolha, tambémconhecida como king crab, sem contar as tradicionais empanadas argentinas e osdeliciosos doces na casa de chá La Cabaña.

O primeiro passeio a ser feito, de preferência pela manhã, éa navegação pelo  canal de Beagle. Recomendoo trajeto mais longo que chega até a ilha dos pinguins, tem duração aproximadade 6h e custa cerca de 100 dólares por pessoa. As embarcações são do tipo catamarã e tem lanchonete na área fechada, muito agradável. Prepare a teleobjetiva para fotografar diversas aves, leões marinhos, pinguins e, setiver sorte, baleias. 





Fotografia de alguns animais vistos durante navegação no canal de Beagle (acervo pessoal)

Os próximos dias poderão ser dedicados a diversos outros passeios de acordo com o perfil de cada pessoa. Vale a pena incluir entre as opções o parque nacional da Terra do Fogo, ideal para caminhadas em um paisagem peculiar. Quem tiver 50 dolares por pessoas para gastar a mais pode fazer umpasseio com um trem restaurado da época do presídio na cidade. O passeio é curto, tem seu charme mas, na minha opinião, se quiser economizar esse dinheiro não perde grande coisa. Depende muito do orçamento da viagem. Se quiser fazer um agrado para a esposa, vale a pena (foi o meu caso).



Outro passeio que recomendo é um tour 4 x 4. Vale a pena pela peculiaridade. Paisagem espetacular com lagos no meio das montanhas, intercalado com uma parada para um tradicional churrasco acompanhado, opcionalmente, por cavalgada.



Finalmente, para quem gosta de tracking, a poucos quilometros do centro, a 850m do nível do mar está o glacial Martial. É uma boa caminhada e com um aclive considerável mas que pode ser amenizada chegando-se de taxi até a casa de chá, na base da trilha. Está imbutida a dica de uma parada nesta casa de chá para experimentar os deliciosos doces, chás e cafés.

Todos esses passeios podem ser contratados em agências no centro da cidade e a maioria das agências disponibiliza transporte até o hotel.

Boa viagem! 



Gostou do texto? Cadastre-se no site e começe a seguir o usuário rfalci. Sempre que ele postar um novo artigo, você será notificado.

Para ler outros textos do usuário rfalci, clique aqui.



Comentários


Ainda não existem comentários para este artigo.